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A noção de Hipertexto na Ecologia Cognitiva Digital de Pierre Levy


Você sabe a diferença de texto e hipertexto? Veja o vídeo a seguir...




Alguns conceitos...

A  definição de ecologia cognitiva ou ecologia da mente pode ser definida como um conjunto de relações, interações, diálogos, códigos entre diferentes indivíduos que buscam por novos saberes. Para Levy, inteligência é sinônimo de cognição que por sua vez é o resultado de redes complexas.
  • Oral – caracterizada pelo desenvolvimento da língua falada baseada nas técnicas de memória, lendas mitos, contos, “histórias dos mais velhos”, socialização entre outras formas. 
  • Escrita – caracterizada pelo advento da própria linguagem em que a memória passa a ser desvinculada ao sujeito e passam a existir materiais escritos como registro.
  • Digital – caracterizada pelo surgimento da noção de hipertexto disponibilizado por meio de uma rede de computadores exatamente onde eu quero chegar.
O que é Hipertexto?

                                            Ver a imagem de origem

Nada mais é do que uma possibilidade de texto dinâmico que interliga conteúdos disponíveis em outras páginas virtuais que permite com que o leitor adquira uma maior autonomia e amplie seus conhecimentos sobre determinados assuntos que poderão ter diversos significados. O interessante é que em um mesmo texto podemos interligar outros textos, imagens,sons, vídeos entre outros elementos de cunho verbal ou não para expandir nossos horizontes sobre o mesmo tema. 

Os hipertextos nos apresentam uma forma de cognição instantânea, seletiva e bem detalhada, sendo que isso só foi possível após a invenção da informática e sua popularização. O funcionamento do nosso cérebro, remete a uma rede de conceitos tão forte que ao ouvir uma palavra, fazemos inúmeras associações com seus possíveis significados. Obviamente, a seleção é feita através do contexto que envolve a associação desta palavra com os outros termos da frase. 

De modo geral, um hipertexto no ponto de vista funcional é um tipo de programa que auxilia na organização de conhecimentos ou dados, onde links são estabelecidos entre palavras, imagens, gráficos, sons, etc. fazendo com que um único elemento/palavra/imagem/código possa conter vasto significado. Isso quer dizer que "navegar em um hipertexto significa desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode , por sua vez, conter uma rede inteira." Rede esta que nos permite sair das caixinhas e bolhas e até mesmo do nosso egocentrismo e mergulhar em outros mundos.

Referências
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap X (pp. 157-167).

Comentários

  1. E como os hipertextos estão sendo utilizados na educação? quais suas potencialidades? As escolas conseguir ir além da famosa "pesquisa na internet"?
    Seria interessante explorar um pouquinho essas questões.

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  2. O hipertexto auxilia muitos professores, que querem informar e despertar ao mesmo tempo a curiosidade e a incentivar a iniciativa por parte do aluno, saindo da mesmice de levar o conteúdo pronto e com um roteiro já pré-determinado para a sala de aula, o professor abre um espaço e transmite a responsabilidade ao aluno de auxiliá-lo na pesquisa e na montagem do material que será exposto em sala de aula, o que sem essa metodologia não acontece. Isso faz com que o aluno se sinta mais envolvido com o assunto que está sendo abordado naquele momento, pois o texto possui uma participação na produção que é coletiva. Sem falar que os hipertextos são maleáveis, dinâmicos, fluidos e permitem que os alunos interajam e se interessem mais pelo aprendizado... Obviamente, temos vantagens e desvantagens mas é uma possibilidade interessante no contexto da pós-modernidade.

    Para saber as vantagens e desvantagens acesse:

    http://hipertextualizar.wikidot.com/hipertexto-na-educacao

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