Se você já se perguntou como os jogos, os aplicativos de celular ou até mesmo como os computadores funcionam, devo lhe dizer que a Ciência da Computação tem as respostas para nós. Este conceito surge na tentativa de resolução eficaz dos problemas de modo que ele seja assimilado por um algoritmo (0 ou 1).
Desde sempre nós somos estimulados a pensar e resolver os problemas que estão ligados ao nosso cotidiano. Segundo o teórico da Educação Jean Piaget, o raciocínio e/ou cognição da criança passa a ser formado a partir dos 2 anos de idade. No entanto, se não for estimulado pode perdê-lo. A Computação Desplugada consiste em ensinar fundamentos da computação sem o uso do computador. Parece impossível, mas não é...
Podemos entender a astronomia sem telescópio e química sem está propriamente dito no laboratório. Existe um livro chamado “Ensinando ciência da computação sem o uso do computador (Computer Science Unplugged), que possui um conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de ensinar os fundamentos da Ciência da computação se a necessidade do computador. O pdf é disponibilizado pela CS UNPLUGGED.
Ele é dividido em 3 partes:
Representando as informações: entende-se como o processo de reconhecimento da representação de textos, imagens, números binários e compressão de dados, (ligados a forma de representação dos dados);
Algoritmos: aprendizados dos algoritmos de ordenação e de busca de informação; Representando procedimentos: apresenta-se o conceito mais avançado da ciência da computação, aqui estão os grafos, as linguagens de programação e autômatos de estado finito.
Só um paliativo da grandeza da informações geradas pelo livro e de como podemos entender melhor esse universo por meio de uma linguagem simples, fácil, simplificada e que chega a todos independentemente do suporte tecnológico.
Jeannette Wing vê o pensamento computacional como uma "atitude universalmente aplicável e conjunto de habilidades que todos, não apenas os cientistas da computação, devem e podem aprender e usar." Dito isso, tal técnica tem como objetivo popularizar os fundamentos da ciência da computação aos alunos, principalmente de escolas públicas, que mesmo possuindo condições desfavoráveis de ensino, em que escolas não possuem laboratório de informática ou que há uma estrutura precária, possam ampliar seus conhecimentos e compreender melhor a tecnologia, mesmo não fazendo o uso do computador.
As atividades desplugadas costumam ser dinâmicas e divertidas de forma a simplificar o aprendizado da ciência da computação e torná-las um diferencial dos processos de aprendizagem tradicionais, incentivando o pensamento computacional. Utiliza-se recursos simples presentes na sala de aula como o lápis e o papel.
Na minha concepção essa forma de conhecimento da tecnologia é uma possibilidade de inclusão digital. Ou seja, a garantia de que todas as pessoas possuam acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). Pontuo que incluir uma pessoa digitalmente não é apenas "alfabetizá-la" em informática, mas fazer com que o conhecimento adquirido pela mesma sobre a informática sirva para melhorar seu contexto social. ''Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.'' Acredito sim na Inclusão Digital para todos, desde que o governo ofereça subsídios para a formação continuada dos docentes... Até porque a educação é uma grande aliada à inclusão digital.
REFERÊNCIAS
https://www.infoescola.com/educacao/inclusao-digital/
http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital
https://pt.slideshare.net/JessicaPontes/computao-desplugada-na-prtica-escolar
https://www.todamateria.com.br/inclusao-digital/
A inclusão digital envolve muito mais questões de ordem política e social do que formativa dos sujeitos, por isso entendo que trabalhar com computação desplugada está muito mais relacionada ao letramento digital do que à inclusão.
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