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REDES SOCIAIS, MÍDIAS SOCIAIS E MÍDIA DIGITAIS... SABE DIFERENCIAR?





     Vivemos na era pós-digital. Devido ao avanço tecnológico adquirimos com mais facilidade tanto o recebimento como a transmissão da informação. A interatividade é o ponto chave para a conexão entre redes de pessoas permitindo novos olhares e percepções sobre si mesmo, o outro e todo o universo social e tecnológico que estamos imerso.

    Uma rede se dá pelo conjunto de pessoas unidas que possuem interesses similares, ligados por intermédio de afinidades pessoais e/ou até mesmo profissionais, caracterizando-se como rede social, local onde podem ser criados ou fortalecidos laços afetivos, que possuem um número considerável de usuários ativos por dentro de um ambiente online de fácil aproximação e resposta rápida. Uma das redes sociais mais populares do mundo é o Facebook, existem outros exemplos como o instagram, twitter e o YouTube que tem sido um alvo forte de marketing digital. 

    As mídias sociais fazem parte da categoria que envolve os meios de comunicações mais amplos que nos possibilitam a disseminação de ideias a partir da interatividade com o outro. Ou seja, as mídias sociais carregam todo o conteúdo produzido pela conexão de pessoas (redes sociais). Nesse exato momento você está sendo bombardeado (a) de informações, através do meu blog. Meu intuito é fazer com que você compreenda melhor as diferenças entre as redes sociais e as mídiais sociais/digitais e não confunda mais. Porém, por meio dele (o blog) podemos interagir e tudo que já foi dito até aqui pode ganhar um novo significado por mim e até mesmo por você e ser futuramente compartilhado de uma outra maneira. A palavra ganha vida, sentido.

     Bem complexo, não é mesmo? Calma... Vamos simplificar? Toda rede social é uma mídia social, porém nem toda mídia social é uma rede social. Vejamos, o blog, por exemplo, dissemina conteúdo e possui interação entre os sujeitos por meio de comentários, mas ele objetiva um fim específico, que é apenas a geração e o compartilhamento de conteúdo. A interação entre os sujeitos envolvidos fica para segundo plano. Tudo isso acontece pelas mídias digitais, que são as plataformas que possibilitam essa comunicação (via internet): computador, televisão, celular, revista online, games, entre outras formas que conhecemos que se diferem das mídias tradicionais, como o nosso bom e velho jornal.



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Comentários

  1. Olá Juliane, discordo de vc quando diz que o blog "objetiva um fim específico, que é apenas a geração e o compartilhamento de conteúdo". Por ser um ambiente aberto, o blog se adequa a vários fins, inclusive esse que vc sinalizou, mas também ao debate, à interatividade, à produção colaborativa. Não podemos tomar um ambiente digital, em rede, que pode ser utilizado individualmente por qualquer pessoa, como se fosse uma empresa de mídia, como a TV ou o rádio...

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    Respostas
    1. A interação dos sujeitos dentro de um blog,especificamente, a meu ver depende do leitor e do nível crítico que ele obtenha sobre tal tema. Nesse exato momento estamos interagindo, mas se a senhora fizesse a leitura do meu post e não comentasse eu não teria como lhe responder e me posicionar perante a sua inquietação. Por isso, mais a frente coloquei que essa interatividade, o debate e a discussão desse conteúdo ficaria para segundo plano. Isso não acontece sempre, pelo menos na minha pouca experência em visitas em blogs, inúmeros deles tem conteúdos e não há comentários. Acredito que dessa maneira não se constituiria uma rede, ou estou errada? Nas redes sociais pelo menos as que eu tenho acesso diariamente há uma rotatividade de interações (facebook e instagram): curtidas em fotos, comentários, além dos próprios mecanismos que nos fazem ter essa interação de forma até meio que "involuntária".

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  2. Olá Juliane,

    Muito interessante a abordagem em relação a distinção entre redes sociais e mídias sociais! Acredito que muitas pessoas as utilizam largamente, mas ainda não se deram conta da distinção entre ambas e, como é extremamente importante conhecer as ferramentas para utilizá-las de forma consciente e responsável, principalmente à produção e disseminação de conteúdos!

    Abraços,
    Isa Bastos

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